5 motivos para você fazer a higienização automotiva!

Polimento e cristalização automotiva
Polimento e cristalização automotiva: você sabe a diferença?
28 de outubro de 2019
Você sabe o que é o serviço martelinho de ouro?
Você sabe o que é o serviço martelinho de ouro?
25 de novembro de 2019

Quem preza pelos melhores cuidados para o veículo e deseja mantê-lo sempre em perfeito estado de conservação e bem valorizado, encontra na higienização automotiva um bom aliado!

O processo, que consiste em uma limpeza profunda no interior do automóvel, é recomendado para praticamente qualquer modelo e proporciona um excelente custo-benefício ao proprietário.

Entenda, a seguir, o que é exatamente a higienização automotiva, seus 5 principais benefícios e quais são as situações em que ela deve ser feita. Continue a leitura!

O que é higienização automotiva?

A higienização automotiva é aquela em que todos os componentes internos de um veículo são minuciosamente limpos.

Trata-se de uma limpeza profunda que visa recuperar e revitalizar o interior do automóvel, retirando manchas, sujeiras e detritos em geral.

Assim como a limpeza externa, a higienização é indispensável para manter a estética do carro. Ela também influencia na saúde dos passageiros, já que evita a proliferação de alergias e até mesmo de doenças.

Quando falamos sobre higienização automotiva, muitos pensam tratar-se de uma simples limpeza, mas, na verdade, o processo é complexo e seus procedimentos específicos devem ser feitos por um especialista!

Entre os itens que são verificados e higienizados, estão os bancos, sejam eles de couro ou tecido, carpetes, tapetes, painel, ar-condicionado, entre outros que fazem parte do ambiente interno do carro.

Quais as principais vantagens desse tipo de serviço?

Garantir uma boa higienização automotiva faz com que o estado de conservação de um veículo seja significativamente aumentado, melhorando a experiência do condutor e dos passageiros.

Confira, a seguir, quais são os 5 benefícios mais marcantes desse tipo de cuidado:

1 Proteja sua saúde

Entre os principais itens de uma higienização automotiva, está o sistema de ar-condicionado. Mais especificamente, é o filtro dele, conhecido como filtro de pólen, que passa por uma limpeza profunda.

É esse componente que evita que bactérias, ácaros, alérgicos e outros semelhantes consigam atingir os dutos do ar-condicionado e, consequentemente, não sejam direcionados aos passageiros.

Além desse fator, os mesmos agentes também podem se depositar nos carpetes, nos bancos e em outros itens semelhantes – e é a limpeza profunda que contribui para que eles sejam eliminados.

2 Garanta mais economia

Ainda quanto ao ar-condicionado, é importante mencionar que quando o filtro está sujo, seu funcionamento demanda mais energia, o que consequentemente exige mais força do motor, que passa a consumir mais combustível.

Quando a limpeza é feita, o funcionamento é facilitado, o que melhora o desempenho do veículo.

Como se não bastasse, a higienização automotiva é um cuidado periódico, feito para manter a integridade do veículo. Quando realizada adequadamente, ela evita procedimentos mais complexos e caros de recuperação.

3 Preserve a qualidade dos bancos

Nos bancos de tecido é comum que o derramamento de líquidos ou mesmo o acúmulo de sujeira faça com que o material fique manchado, já que a penetração da sujeira é mais fácil.

Com a higienização automotiva, a sujeira é facilmente amolecida e removida, devolvendo a estética e o aspecto de novo ao material.

Já nos bancos de couro, os fatores mais comuns que surgem com o tempo incluem rachaduras e trinques que acontecem por conta do ressecamento.

Por meio da higienização, o material é hidratado, prolongando sua vida útil e evitando que ele resseque.

4 Mantenha o seu veículo valorizado

A venda de automóveis seminovos é cada vez mais comum no mercado, especialmente em momentos de crise. A restauração de carros antigos também é um nicho crescente e que deve ser considerado.

Para manter o carro sempre valorizado e garantir os melhores valores de venda, a higienização automotiva é um excelente recurso!

Além disso, ela também auxilia na restauração de interiores muito comprometidos, conferindo nova aparência e melhor vida útil aos veículos.

5 Preserve pontos inacessíveis

Quando a higienização automotiva é feita, os profissionais responsáveis removem todas as peças móveis presentes no interior do veículo, de modo a garantir mais espaço para que o trabalho seja feito e também para alcançar pontos antes inacessíveis.

Com a retirada dos bancos, por exemplo, é mais fácil limpar o revestimento do chão e do teto, processo que geralmente é feito com um aspirador de pó e seguido de uma escova úmida, embebida em um produto especialmente desenvolvido para isso.

Essa ação confere melhor acabamento ao serviço e faz com que certas áreas mais isoladas sejam alcançadas sem grandes problemas, garantindo uma limpeza completa.

Quando fazer a higienização do seu carro?

Para que o acabamento do veículo se mantenha sempre em dia, os bancos bem hidratados ou revitalizados e a proliferação de microrganismos e agentes alérgicos seja evitada, é recomendada que a higienização seja feita a cada 3 meses.

Com uma frequência alta de limpezas, nem todos os componentes precisam de cuidados minuciosos a cada sessão de higienização.

O filtro do ar-condicionado, por exemplo, pode ser trocado no máximo a cada 6 meses, mas esse período deve ser adiantado caso o seu uso seja recorrente ou mesmo feito em ambientes muito poluídos.

Evitar que sujeiras tenham contato com o interior do veículo, que os passageiros fumem ou que consumam comidas e bebidas é outro cuidado que pode contribuir para que as limpezas sejam menos frequentes.

Ao procurar por um serviço de higienização automotiva, certifique-se de que os profissionais responsáveis pelo serviço sejam devidamente qualificados e que utilizem produtos de primeiríssima qualidade, todos homologados pela ANVISA.

Com mais de 3 décadas de excelência no segmento automotivo, nós da Maquinária Reparação Automotiva também somos referências nesse serviço, oferecendo o que há de melhor para que o seu carro esteja sempre bem limpo, conservado e valorizado!

Entre em contato conosco, saiba mais sobre a nossa estrutura e nossos serviços e garanta o melhor padrão de higienização automotiva ao seu veículo!