Os Aero Willys foram criados nos Estados Unidos quando a Willys, do empresário John North Willys, comprou a Oveland Automobile Company no ano de 1907. Logo depois, o empresário firmou parceria com a Pope Company. E aí, nascia a Willys Overland Company.
Aqui no Brasil, a Willys Overland chegou em 1952 construindo seu primeiro veículo, o Jeep Willys, e oito anos depois, era lançado oficialmente o Aero Willys brasileiro, já preparado para rodar nas nossas condições de piso. O Aero, agora nacional, continuava recebendo melhorias, se adequando às novas exigências dos clientes.
O carro tinha as mesmas linhas do modelo americano da década de 50 que o originou. Uma das marcas registradas do sedã da Willys era a traseira no estilo ‘rabo-de-peixe’, que muitas outras montadoras americanas já utilizavam em seus carrões como em alguns modelos da Chevrolet e Ford.
Sua aparência robusta e clássica consistia em três volumes bem definidos. Na frente três pessoas viajavam com muito conforto, graças ao banco inteiriço levando em consideração o seu câmbio de três marchas sincronizadas, localizado na coluna de direção.
Em 1960, o índice de nacionalidade do modelo produzido no Brasil não passava de 40% e inicialmente o Aero Willys nacional era pra se chamar Brasília. A primeira mudança ocorreu em 1962 e já representava uma etapa importante na realização de um carro de concepção bem nacionalizada.
Com o passar do tempo, o veículo foi recebendo várias mudanças, principalmente depois que a Willys foi comprada pela Ford.
Para saber mais curiosidades da história dos carros, acesse nosso blog.
Foto: Reprodução/Flickr
Desenvolvido por: Área Local