Há 53 anos atrás, era criado um dos sistemas de segurança mais eficazes que o automóvel já teve. Estima-se que o cinto de segurança de três pontos reduz em pelo menos 45% o risco de morte em acidentes.
O engenheiro da Volvo, o sueco Nils Bohlin (foto), desenvolveu o equipamento, lançado em 1959. O lançamento, inclusive, foi tão importante, que a Volvo disponibilizou gratuitamente a invenção aos outros fabricantes de veículos.
Projetista de sistemas de ejeção de pilotos para a indústria aeronáutica, Bohlin foi contratado pela Volvo em 1958 para assumir o cargo de primeiro engenheiro de segurança da empresa sueca. Na época, os cintos de segurança eram fixados apenas em dois pontos e não prendiam a parte acima da cintura do corpo dos ocupantes, o que geralmente resultava em sérias lesões em casos de colisões em alta velocidade. Bohlin levou exatamente um ano para idealizar, desenvolver e testar um dispositivo com três pontos de fixação, simples, eficiente e de fácil manuseio, que possibilitava proteger os ocupantes do carro pelo tórax e não mais pelo abdome. O produto só foi patenteado por Bohlin nos Estados Unidos em 10 de julho de 1962.
Para conhecer mais curiosidades sobre o universo dos automóveis, visite nosso blog
Desenvolvido por: Área Local