BLOG

A invenção do para-choques

A invenção do para-choques

Os primeiros para-choques que conhecemos foram instalados em 1897 pela fabricante tcheca Nesselsdorfer Wagenbarr-Fabrïksgesellschaft, e apenas para fins estéticos.

Em 1901, o engenheiro britânico Frederick Richard Simms foi o primeiro a considerar os para-choques como tendo um certo papel na melhoria da segurança. Em 1905, ele registrou um pedido de patente para o amortecedor, alegando que seu objetivo era “evitar danos aos refletores, espelhos, radiadores e outras partes do veículo, que deveriam ser os últimos a colidir com um obstáculo, além da finalidade de proteger pessoas ou veículos na estrada ”. Ele também explicou que o “amortecedor” deveria ser fabricado “de forma semelhante aos pneus, ou feito de borracha sólida ou couro colmatado”.

No entanto, os fabricantes não levaram em consideração suas especificações. À medida que as vendas de veículos novos aumentavam, tiras de aço eram instaladas na frente e atrás dos veículos. Os carros fabricados no final da década de 1920 eram pesados e perigosos. Para melhorar a proteção, as tiras finas de metal foram substituídas por barras duplas de aço unidas por duas longarinas.

Nas décadas de 1930 e 1940, os fabricantes de automóveis começaram a utilizar o potencial estético dos para-choques. Eles os juntaram à carroceria, enfatizaram sua presença e brincaram com sua forma, transformando-os em componentes-chave, dotando um veículo de personalidade.

Para-choques grandes, pesados e lustrosos, revestidos com cromo tornaram-se a característica de identificação das marcas americanas, que ainda exploravam suas possibilidades de design na década de 1960. Eles instalaram grades, iluminação e até canos de exaustão nos para-choques.

Os primeiros para-choques de plástico foram instalados pela General Motors no modelo Pontiac GTO desde 1968. Esse componente foi fabricado a partir de um elastômero chamado Endura, na cor da carroçaria, e foi projetado para absorver choques em baixas velocidades sem deformação permanente. Para-choques semelhantes também foram instalados no modelo Barracuda de Plymouth (1970-71). Outras empresas instalaram amortecedores de borracha em barras de metal para absorver choques.

Para mais curiosidades sobre a história dos automóveis, confira nosso blog.

Foto: Pexels

Desenvolvido por: Área Local

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.