Será que os airbags do meu carro estão ‘vencidos’? Esta é uma pergunta que muitos motoristas fazem. O airbag é um dispositivo de segurança obrigatório desde 2014 no Brasil e seu valor em salvar vidas humanas é incalculável. E é exatamente por isso que essa pergunta surge. Ninguém quer descobrir a resposta apenas no momento em que sofrer um acidente.
Mas a resposta infelizmente não é tão simples. Airbags são relativamente jovens e estão no mundo automotivo há poucas décadas. E como a vida útil deles é teoricamente longa, ainda não se sabe ao certo quanto tempo eles duram.
O ponto sobre a validade de um airbag é que seu funcionamento envolve uma reação química. Quando uma redução brusca de velocidade ocorre e o sistema confirma que é necessário acionar os airbags, uma reação química que gera nitrogênio é liberada. A reação é praticamente tão rápida quanto uma explosão, ocorrendo em pouquíssimos centésimos de um segundo. Não se sabe ao certo, porém, por quanto tempo os componentes químicos dessa reação permanecerão bons. Além disso, a bolsa de nylon e os sensores teoricamente não vão durar para sempre. Portanto, é difícil definir uma data de validade.
Como diz o ditado, porém, prevenção nunca é demais. Por isso, na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído a cada 10 anos. Nos Estados Unidos, o prazo é de 15 anos.
No Brasil, não há recomendação por parte das autoridades, por isso, é bom saber o que diz a o montadora do seu veículo sobre o assunto. A Toyota e a Chevrolet, por exemplo, afirmam que não existe validade para os airbags de seus veículos. Já a Peugeot diz que eles possuem validade de 10 anos e devem ser substituídos ao final desse período.
A recomendação final, portanto, é conferir o que o fabricante do seu veículo diz sobre manutenção e reposição do airbag.
Outras marcas não dão uma data para troca do equipamento, mas recomendam revisões em profissionais capacitados a cada 5 ou 10 anos. E eles tem razão! Não custa incluir o airbag na lista de itens para revisar no seu carro periodicamente.
Se acontecer de a luz do airbag acender no painel, porém, a história é outra. Nesse caso procure um profissional habilitado para analisar o que há de errado com seu airbag e resolver o problema o mais rápido possível.
Para mais dicas automotivas acesse nosso blog.
Desenvolvido por: Área Local