BLOG

Manutenção de veículo: conheça os 4 tipos que existem!

Manutenção de veículo: conheça os 4 tipos que existem!

Quando o assunto é a manutenção de veículo, é possível encontrarmos pessoas que a realizam sempre nas datas adequadas, garantindo a segurança de todos que utilizam o automóvel. Como também identificamos pessoas que sabem da relevância deste cuidado, mas que acabam por postergar, deixando o veículo chegar em situações mais críticas.

Com o intuito de esclarecer sobre o assunto, iremos falar neste conteúdo sobre a importância da manutenção do veículo e também comentaremos um pouco sobre os quatro tipos de manutenção que existem. Continue a leitura e entenda mais!

A importância da manutenção do veículo

Uma correta manutenção do seu veículo previne falhas e outros problemas graves. Além do mais, ela contribui para a redução de custos, um ótimo motivo para que seja feita em prazos corretos e em empresas de confiança.

Vantagens em fazer a manutenção do veículo:

  1. Segurança do veículo, sua e da sua família
  2. Menos custos, evita emergências e valores inesperados
  3. Seu carro irá valorizar muito mais na hora da venda 
  4. Conforto para você e sua família
  5. Garantia assegurada.

Confira agora os quatro tipos de manutenção que existem:

1 Manutenção Detectiva

A manutenção detectiva é uma ação de investigação e tem por objetivo encontrar falhas que não estão visíveis às equipes de operação e manutenção. Também conhecida como manutenção proativa, o nome quer dizer que é possível prever as falhas antes delas acontecerem. 

Este tipo de manutenção existe para garantir a segurança e bom funcionamento do equipamento. Ela é realizada para testar o uso a longo prazo do automóvel e garantir uma ótima operação. Todos os itens são testados em funcionamento.

Buscar por uma reparadora de qualidade é muito importante, confie o seu carro a uma empresa que está anos no mercado, é inovadora e tecnológica.

2 Manutenção Corretiva

O próprio nome também já apresenta seu significado, ela é realizada para corrigir problemas que já foram detectados no seu veículo. 

Ela é feita quando já existe algum tipo de desgaste no equipamento e provavelmente peças precisam ser substituídas. Os reparos normalmente são feitos sem planejamento, em caráter emergencial, porque houve uma falha na manutenção preventiva.

Geralmente é a mais onerosa para o dono do automóvel, porque envolve um custo maior em mão de obra e pode deixar o carro parado por mais tempo, o que irá gerar custos com outro meio de locomoção.

3 Manutenção Preventiva 

Neste tipo de manutenção de veículo, quem determina o período que ela deve acontecer é o próprio fabricante do automóvel e a informação normalmente consta no Manual do Proprietário do Veículo. Geralmente é levado em consideração o tempo de uso e a quilometragem.

Também é sempre bom contar com um mecânico de confiança e uma oficina que esteja acompanhando o histórico do seu veículo. As orientações recebidas pelo fabricante são mais gerais, por isso a importância de contar com alguém que conheça seu veículo.

4 Manutenção Preditiva

Neste tipo de manutenção o objetivo é analisar o estado dos equipamentos. Essa avaliação é constante e busca indicar qual a vida útil de determinado equipamento ou peça. Assim a empresa que está avaliando poderá prever um melhor aproveitamento do seu carro, o que de certa forma vai eliminar custos futuros bem maiores. 

Entende-se que as peças de um carro também possuem durabilidade (determinada pelo fabricante), assim a oficina que você levará para fazer a manutenção do veículo irá verificar, através de equipamentos tecnológicos, as condições das peças.

Esta manutenção é um processo que visa identificar sinais de fadiga das peças e que, em breve, podem apresentar problemas. Com ela você consegue antecipar as falhas e os principais pontos são a troca de óleo e de pastilhas, alinhamento e balanceamento do carro e calibragem dos pneus.

Manutenção do Veículo e a geração de economia

Cuidar e manter seu veículo em boas condições é resultado de um bom investimento. Tenha sempre em mente que é mais barato fazer a troca do óleo no tempo certo em vez de arcar com alguma manutenção corretiva no motor. 

Fazer as manutenções listadas acima fará com que você mantenha seu carro em perfeitas condições e não deixe que ele desvalorize tão facilmente. Até porque um veículo em mau funcionamento, além de consumir mais combustível, irá comprometer a sua segurança e da sua família.

E então?

Você viu que falamos sobre a importância de realizar a manutenção do veículo e apresentamos os quatro tipos de manutenção que existem no mercado. 

É muito importante que você as faça, não necessariamente todas, mas identifique quais são essenciais para garantir a segurança e qualidade de locomoção sua e da sua família.

Ficou com alguma dúvida no assunto ou quer solicitar um orçamento para o seu veículo? Entre em contato conosco que iremos oferecer a melhor solução em reparação automotiva!

Desenvolvido por: Área Local

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.