Dirigir é uma atividade baseada primariamente na visão. E em dias frios ou chuvosos, a visibilidade pode ser facilmente comprometida. Aqui vão algumas dicas de como desembaçar o vidro do carro e resolver isso!
O ar quente e úmido de dentro do veículo se condensa ao entrar em contato com o vidro que é resfriado pela água da chuva ou pelo frio externo. Esse fenômeno cria uma ‘névoa’ no vidro, atrapalhando a visão do piloto. O principal fator para o calor e a umidade dentro do veículo são as pessoas – quanto mais pessoas, mais quente e mais úmido. Além disso, quanto mais frio do lado de fora, maior vai ser a diferença entre a temperatura externa e interna, e mais rápido a condensação vai ocorrer.
Mas existem algumas maneiras práticas de se livrar disso…
Já faz algum tempo que o ar-condicionado é visto como acessório essencial de qualquer veículo. Vender um carro sem ar-condicionado pode ser uma tarefa difícil.
E não é só para os dias quentes: o ar-condicionado é a melhor solução para desembaçar vidros em dias frios ou chuvosos. É assim por que o ar frio e seco enviado pelo ar-condicionado para os vidros desfaz e previne a condensação do ar quente. O efeito é muito rápido, e a visibilidade logo volta a 100%.
Na Maquinária você encontra serviço de higienização de ar-condicionado, o que permite usar esse acessório em dias de chuva sem mal cheiro ou substâncias causadoras de alergias. Saiba mais entrando em contato conosco.
E se não tiver ar-condicionado? Há outros métodos. Um deles é deixar as janelas ligeiramente abertas – o suficiente para circular ar, mas não o suficiente para molhar o interior do carro. É uma solução prática para dias de chuva, mas pode não ser a melhor para dias de frio.
Um acessório muito prático para auxiliar no uso dessa solução é a calha para vidros automotivos. Ela permite abrir um pouco do vidro sem que a chuva entre pela fresta.
Uma passada de flanela nos vidros desfaz a condensação por um tempo, e pode ser usada em qualquer vidro do carro. Além de poder ser usado para secagem e limpeza em imprevistos. Por isso, é sempre bom ter uma no porta-luvas.
As melhores flanelas para uso automotivo são sempre as de microfibra – tanto para desembaçar, quanto para lavar, limpar e secar.
Se as palhetas do limpador estiverem gastas ou ressecadas, a limpeza do para-brisa vai deixar a desejar e a visibilidade ficará comprometida. Por isso, é bom conferir o estado das mesmas de tempos em tempos.
Nos primeiros minutos de chuva, o para-brisa pode virar uma lambança enquanto água se mistura com barro e poeira. Por isso, mantenha o reservatório de água do esguicho do para-brisa sempre cheio.
Existem aditivos que auxiliam na limpeza e visibilidade. Use apenas aditivos próprios para este fim. Soluções caseiras como detergente podem atrapalhar mais do que ajudar.
As entradas de ar permitem que ar de fora do veículo venha para o interior. Com isso, é possível igualar as temperaturas externa e interna e reduzir a umidade, o que ajuda a prevenir o embaçamento dos vidros.
É uma solução prática como alternativa à abertura dos vidros, especialmente para os carros que não tem calhas em dias chuvosos.
Baseado na matéria de Marcelo Monegato para o Autoesporte.
FFoto de Brady Knoll no Pexels.
Desenvolvido por: Área Local