Como manter o ar do seu carro limpo

A Honda já criou um carro elétrico que tem sentimentos
29 de julho de 2022
Estudantes desenvolvem carro elétrico que retira CO² do ar enquanto se move
8 de agosto de 2022

Os ambientes por onde um carro passa podem ter muitos poluentes no ar. E o próprio carro pode gerar gases danosos em seu interior. Se preocupa com a qualidade do ar? Veja neste post dicas de como manter o ar do seu carro limpo!

Não cole na traseira de outros carros

Se você está em uma rodovia com vidros abertos ou com ar vindo de fora, você vai coletar o ar que está à sua frente. Os gases quentes emitidos pelos carros sobem, e a poeira abaixa, mas se você estiver perto o suficiente do carro da frente a ponto de conseguir ver que estação de rádio o motorista está ouvindo, vai acabar coletando toda essa sujeira para dentro do seu carro. Mantenha uma distância moderada. Essa é também uma questão de segurança!

Evite o ar de fora

Se você ficar trancado em um congestionamento ou em outra situação com o carro parado perto de fontes de poluição, evite receber ar de fora do carro. Feche as entradas de ar e coloque em modo de recirculação.

Ande pela estrada larga

Quanto mais intenso o trânsito, mais poluição. Se puder trocar sua rota por outra mais tranquila, com menos veículos, faça isso. Lá encontrará menos poluentes e uma melhor qualidade de ar.

Cuidado com os perfumadores de cabine

O cheiro é ótimo, mas o efeito para sua saúde não. Muitos desses perfumadores contém substâncias químicas nocivas, algumas até mesmo cancerígenas. Se achar necessário usar um perfumador, você pode pesquisar soluções limpas ou naturais na internet.

Mantenha o carro limpo

Pensando um pouco mais na última dica, um carro limpo não deveria precisar de perfume, não é mesmo? E não precisa mesmo. Um carro limpo terá cheiro bom e uma melhor qualidade de ar. Mas há um detalhe: confira o que você usa para limpar seu carro. Alguns produtos de limpeza tem o mesmo problema dos perfumes: soltam substâncias nocivas. Fique atento ao que usa para limpar, e se achar necessário, reduza seu arsenal de limpeza para pano de microfibra e água. Sabão de côco também é indicado para limpeza de interiores de carros. 


Além disso, não esqueça de limpar as saídas do ar do carro, que costumam acumular bastante poeira com o carro parado.

Na Maquinária você encontra serviço de higienização de ar-condicionado, feitos com equipamentos de última geração.

Baseado em matéria de Automóvel Club de Portugal.