Decidir a cor do carro que você vai comprar não é só uma questão de estética e gosto. A cor do carro também tem impacto no consumo de combustível. Entenda como.
As cores têm a capacidade de reter e refletir calor. Cores claras absorvem menos luz, e as escuras retém mais luz. Quanto mais clara, menos calor ela retém, e quanto mais escura, o processo inverso acontece. O fenômeno pode ser explicado através do nível de absorção e capacidade de reflexo de luz que cada cor possui. Ou seja, cores brancas ou mais claras possuem a capacidade maior de refletir luz, com isso, ela não retém o calor. Já um carro da cor preta tem a temperatura interna mais alta porque retém calor com muito mais facilidade.
Em um experimento de um vídeo do BuzzFeed, um carro branco e um preto foram colocados lado a lado para comparação: o carro branco ficou cerca de 18 graus mais frio do que o preto.
Segundo um teste realizado pela Heat Island Groups, um carro claro gasta em média 1,1% menos combustível que o mesmo modelo de cor escura.
Isso acontece como um efeito dominó basicamente. Nesse caso, se um veículo escuro retém mais calor e consequentemente tem a parte interna do modelo mais quente, a probabilidade do uso do ar-condicionado também é maior, já que há uma incidência maior de calor. E, com o uso do ar-condicionado, o nível de combustível também é prejudicado.
Então, agora você tem mais um fator a levar em consideração na hora de escolher a cor do seu próximo automóvel.
Confira mais curiosidades e fatos interessantes sobre o universo dos automóveis no nosso blog.
Desenvolvido por: Área Local