Com o preço atual da gasolina e os intermináveis aumentos, muitos brasileiros estão apertando ainda mais o cinto ao dirigir. Mas nem todas as técnicas funcionam: confira 5 cuidados para não acabar com uma falsa economia de combustível – e até mesmo colocando sua segurança em xeque.
Quando um carro desce com a marcha engrenada, o motor continua girando com o embalo do veículo. O barulho das rotações aumentando faz parecer que o motor está consumindo combustível. E na época dos carburadores, de fato, eles consumiam. Mas em tempos de injeção eletrônica, isso mudou.
Em um carro moderno, quando você tira o pé do acelerador, pouco ou até nenhum combustível é enviado ao motor. Além disso, para girar os componentes do motor e da transmissão é necessário força. Ao descer engrenado, essa força resiste contra o embalo do carro, reduzindo a velocidade.
Ao descer na banguela, além de não economizar combustível, a segurança diminui, já que o veículo ganha velocidade muito rápido, o que ainda pode sobrecarregar os freios quando eles se tornarem necessários.
E mesmo em um carro carburado, o consumo de combustível em ponto morto e ao descer engrenado é basicamente o mesmo, portanto, use a opção mais segura!
Que o ar condicionado aumenta o consumo do veículo não há dúvidas. Porém, andar em rodovias com os vidros abertos consome ainda mais. Como assim?
O carro foi projetado para ter certa eficiência para cortar o vento. Mas ao andar com os vidros abertos, muito ar entra dentro do veículo, gerando um arrasto que força o motor a trabalhar mais. É como andar com um pequeno paraquedas aberto atrás do carro. Com isso, o consumo é bem maior do que ao andar com o ar ligado.
A dica é usar o ar-condicionado, mas na potência mais baixa o possível, desde que suficiente para manter o conforto. Andar com os vidros abertos acaba se tornando uma falsa economia de combustível.
É claro que manter o ar condicionado em bom estado é essencial para essas ocasiões. A Maquinária oferece o serviço de limpeza de ar-condicionado com equipamento importado de última geração. Saiba mais aqui.
A calibragem dos pneus deve ser feita antes de rodar um longo trecho. Por que?
O ar expande quando aquecido. E pneus esquentam quando rodam por causa da fricção deles com o solo. Portanto, um pneu quente estará com mais pressão do que quando estava parado. E isso é normal – a calibragem recomendada para os pneus do seu carro leva isso em conta.
Se você tentar calibrar um pneu quente, o sistema da bomba vai identificar a pressão do pneu como acima do desejado e retirar ar. Com isso, você vai rodar com pneus abaixo da calibragem correta, o que gera mais resistência e aumenta o consumo.
Calma, não estamos dizendo para você não economizar ao abastecer. O ponto que é alguns postos vendem combustível um tanto abaixo do normal para atrair clientes. Mas como conseguem abaixar tanto o preço?
A resposta é combustível de baixa qualidade, podendo piorar até mesmo para combustível adulterado.
Quando você abastece com combustível duvidoso, não só pode estar sendo roubado, como ainda põe em risco o motor do seu carro. Alguns aditivos colocados no combustível para abaixar o preço podem causar falha na lubrificação do motor e até corrosão. E mesmo o combustível puro de baixa de qualidade terá rendimento baixo, exigindo mais combustível para que o carro rode normalmente.
Portanto, essa falsa economia de combustível não só aumenta o consumo como ainda põe seu carro em risco.
Os motores a combustão interna foram projetados para trabalhar com temperaturas altas – em geral em torno dos 90 graus Celsius. O óleo que lubrifica e refrigera o motor segue a mesma regra – enquanto frio, ele fica mais grosso do que o necessário. Por isso, quando está frio, o motor ainda não consegue se lubrificar adequadamente.
Ao exigir força de um motor frio, os componentes internos acabam sofrendo superaquecimento devido a fricção sem lubrificação. Isso não costuma ser suficiente para fundir o motor, mas é suficiente para aumentar o desgaste das peças e para exigir mais combustível, já que as coisas não estão deslizando suavemente.
Isso acontece principalmente ao fazer viagens curtas, como trajetos urbanos de menos de 15min. É possível reduzir os danos e o consumo deixando o motor esquentar parado por alguns minutos – mas como isso nem sempre é possível por conta do tempo e do local onde o carro é guardado, pode ser melhor usar outro meio de transporte.
Portanto, apesar de parecer que uma voltinha rápida com o carro vai consumir pouco, essa acaba sendo mais uma falsa economia de combustível.
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