BLOG

Curiosidades sobre carros de corrida que você precisa saber

Curiosidades sobre carros de corrida que você precisa saber

Corridas de carro são a paixão de muita gente. Mas você sabe o que está por trás desses carros supervelozes? Confira curiosidades sobre eles aqui:

Diferenças para um carro comum: As principais diferenças entre carros de competição e carros de rua estão na estrutura, suspensão, freio e pneu. A estrutura dos carros de competição é como uma gaiola de tubos muito resistentes, diferentemente dos monoblocos dos carros tradicionais. A suspensão não tem como objetivo o conforto, como em carros de rua, mas gerar o melhor desempenho para o carro. Os freios são muito maiores, e por conta disso têm uma capacidade de frenagem fora do comum. É importante que eles estejam sempre bem regulados e balanceados. E os pneus são totalmente lisos para dar uma aderência maior.

Peso: o peso é um fator muito importante no automobilismo, já que está intimamente relacionado com o tempo. Por exemplo, na Stock Car, 20 kg a mais em um carro chegam a representar 2 décimos de segundo a mais por volta, ou seja, 8 colocações ao final de uma corrida (para um veículo que deve pesar, no mínimo, 1.320 kg no final da corrida). E na Fórmula 1, o desgaste sofrido pelos pneus é tão grande que eles chegam a perder cerca de 0,5 kg antes da troca. O peso total desses carros com o piloto e sem combustível é de 702 kg.

Segurança: por causa da velocidade alcançada, os carros de corrida são muito seguros e resistentes. A gaiola é feita de materiais muito resistentes e com composições diferentes das vistas em veículos tradicionais. São tubos que proporcionam, ao mesmo tempo, leveza e segurança.

Dentro da gaiola, o banco é feito com fibra de carbono — o que faz com que o piloto fique bem encaixado, sem realizar movimentos com grandes deslocamentos. As pernas, cintura e tronco também ficam protegidos dentro dessa célula.

O cinto de segurança de um carro de competição conta com seis pontos, que deixam o piloto colado ao banco. E o sistema de segurança contra incêndios também é diferenciado. Nos carros da Stock Car, por exemplo, existe um sistema de extintor de incêndio que é direcionado para os dois principais pontos de risco, o motor e o tanque de combustível. Esse sistema permite que o foco de incêndio seja combatido rapidamente, podendo ser acionado pelo piloto ou por um comissário de pista.

Para mais curiosidades sobre o mundo do automobilismo, acesse nosso blog.

Desenvolvido por: Área Local

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.