Com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem aumenta. Uma distância considerada segura entre o seu carro e o da frente é cerca de 10 metros, equivalente a dois carros mais ou menos.
Caso perceba que o carro perdeu o contato com a pista, que é a chamada aquaplanagem, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador, não pise no freio e não vire a direção.
Se a chuva estiver muito forte, é melhor parar o carro em um local seguro e esperar um pouco. Se parar no acostamento, sempre lembre de ligar o pisca-alerta.
Evite ultrapassagens. Na verdade, uma pista molhada deixa qualquer manobra fica mais arriscada. É melhor praticar a paciência.
Nunca tente trafegar por vias alagadas sem ter total certeza da profundidade do local. Se a água já estiver chegando na altura da metade da roda, não continue. Caso resolva arriscar, engate a primeira marcha e mantenha uma velocidade constante.
Evite dirigir só com uma mão no volante. Com chuva, a atenção precisa estar redobrada e as duas mãos precisam estar n volante.
Foto: KIM JINHONG/Pexels
Desenvolvido por: Área Local