9 dicas valiosas para você economizar combustível!

Ar-condicionado automotivo: 9 dicas para mantê-lo adequado para uso!
Ar-condicionado automotivo: 9 dicas para mantê-lo adequado para uso!
31 de janeiro de 2020
Seu carro sofreu uma pane elétrica? Confira 5 dicas do que fazer!
Seu carro sofreu uma pane elétrica? Confira 5 dicas do que fazer!
27 de fevereiro de 2020

Com crise ou sem crise econômica a preocupação com o preço do combustível é constante. Uma hora ele está alto, outra hora fica um pouco mais baixo, mas ele sempre é uma questão que preocupa  nosso bolso.

Diante dessas oscilações, muitas vezes pode ficar complicado realizar a rotina, já que o dinheiro do mês para locomoção pode não fechar com os preços do mercado.

Pensando nesse ponto, iremos apresentar neste conteúdo 9 dicas para você economizar combustível e assim ficar mais tranquilo para poder trafegar por aí sem precisar o tempo inteiro olhar no painel quanto ainda tem de combustível.

Continue a leitura e confira nossas dicas!

1 Economizar combustível: mantenha a manutenção em dia

Assim como diversos equipamentos, o carro necessita de uma manutenção em dia. Ela não só contribui para evitar que o motor consuma mais combustível além do necessário, como também, para que os demais componentes não coloquem em risco a vida dos passageiros.

A manutenção ainda prolonga a vida útil do motor. O ideal é que todas as partes que mais são gastas no dia a dia sejam revisadas com regularidade para manter o veículo adequado para uso, garantido a segurança de todos que o utilizam.

2 Use o ar-condicionado apenas quando necessário

No alto verão pode ser extremamente complicado andar de carro com o ar-condicionado desligado. Contudo, o uso dele está diretamente ligado ao consumo de combustível. Quanto mais você andar com o ar ligado, mais ele gastará combustível.

Mas, você sabe por que isso acontece?

O ar-condicionado é operado pelo motor e os carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Mesmo que seu carro seja potente, ainda sim vale a pena equilibrar o uso do ar para não gastar tanto com combustível.

3 Não acelere com o carro desengatado

Aquecer o motor antes de sair se tornou desnecessário já que a maioria conta com injeção eletrônica. Ao fazer isso, além de gastar combustível, pode gerar um desgaste maior nas peças e diminuir a vida útil do motor.

4 Evite levar muito peso no carro

Pode parecer clichê, mas o peso carregado no veículo pode impactar no consumo do carro. Isso porque, quanto mais pesado ele estiver, mais força o motor precisará fazer para colocá-lo em movimento.

Claro que em certos momentos carregar peso não é uma escolha, contudo, sempre que puder, evite andar com o seu carro carregado de coisas que não necessariamente precisariam estar ali.

5 Verifique a pressão dos pneus

Pneus vazios não só tornam a movimentação nas estradas mais difícil, como também, impactam no consumo de combustível. O rendimento do automóvel diminui e com isso é necessária mais força do motor para fazê-lo andar.

É muito importante que você calibre os pneus a cada 15 dias e claro, verifique se estão adequados sempre que achar necessário.

Caso tenha dúvidas, olhe o manual do seu veículo, principalmente porque a calibragem é diferente da traseira para a dianteira e em casos que ele está com peso a mais ou não.

6 Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar.

Além disso, se o veículo está com a geometria inadequada, as rodas são arrastadas, o que prejudica não só o consumo de combustível como a estrutura na totalidade.

7 Evite acelerar e frear bruscamente

Além de ser perigoso e aumentar o risco de causar algum acidente, dirigir de maneira agressiva não colabora para a economia do combustível.

Se você quer economizar é importante se preocupar com o desgaste do motor, trocando as marchas de maneira suave e medindo a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

Conduzir o automóvel de forma tranquila e respeitando os limites de velocidade é uma forma de pensar no consumo de combustível do seu veículo.

8 Não deixe o carro no ponto morto em descidas

Muitas pessoas acreditam que deixar o carro no ponto morto proporciona economia, mas isso não é recomendado por questão de segurança.

Se ele estiver no ponto morto e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar.

A dica é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.

9 Tenha atenção com as velas

As velas são consideradas alguns dos itens que mais influenciam no consumo dos carros e precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora.

Quando uma estraga, o ideal é que todas sejam substituídas e não apenas a que estragou.

Sua importância se deve ao fato de que elas são responsáveis por gerarem energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível.

Se ela estiver com algum problema, esse processo ocorre de forma irregular, o que impacta diretamente no consumo de combustível.

Por isso, quando for fazer a manutenção, solicite para que sejam verificadas as velas também.

E então?

Você viu que apresentamos 9 dicas para economizar combustível. Claro que algumas serão mais efetivas que outras e não necessariamente o seu combustível irá render expressivamente.

Entretanto, elas são pequenas ações que podem colaborar para amenizar o consumo, ainda mais se seu carro tem por natureza gerar um gasto maior.

A maioria das dicas não só contribuem para essa questão, foco do conteúdo, como também ajudam a garantir uma maior vida útil do seu carro.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou precisa fazer uma revisão, ou manutenção no seu automóvel, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!