Já não bastava o sofá de casa – seu carro também pode ser uma imundície se não for bem cuidado. Um estudo britânico comparou interiores de carros com vasos sanitários, e os carros venceram. Mas não de um jeito bom…
A Escola de Biociências da Universidade de Aston retirou amostras de dois vasos sanitários e cinco automóveis e as comparou. E adivinha? Foram encontradas bactérias fecais em todos os carros, principalmente no porta-malas; também no banco do motorista, bancos dos passageiros, alavanca de câmbio e painéis.
Já o volante, que todos esperávamos estar no alto escalão da sujeira, é uma das áreas mais limpas. Os pesquisadores britânicos apontam que o uso de álcool gel e outros desinfetantes para as mãos como medida de proteção contra a Covid-19 é o principal fator para isso.
No fator idade x sujeira não há surpresas: quanto mais velho o carro, mais sujeira se acumula.
Com este breve (e nojento) relatório, chegamos a conclusão de que capricho na limpeza do carro vem muito bem a calhar!
Quando falamos em limpeza caprichada, não estamos nos referindo a aspirar bancos e carpetes e passar um paninho úmido no painel. Essa etapa remove o grosso da sujeira física; porém, muita coisa pequena permanece!
A segunda parte da limpeza é química. São necessárias substâncias que ajudem a remover a sujeira e neutralizar bactérias e outros microorganismos indesejados.
É aqui que entram produtos específicos para limpeza automotiva. Sempre que há quem queira uma solução caseira, e você é livre para pesquisar por ela na internet, mas nossa recomendação inicial é sempre limpar o interior do seu carro com um bom APC (limpador multiuso) bactericida automotivo. Além de tornar a limpeza mais fácil e remover sujeiras que o pano úmido não remove, esse tipo de produto ainda mata microorganismos nocivos, agindo como desinfetante.
Muita gente prefere não botar a mão na massa e deixar na mão de profissionais capacitados e experientes. Se esse é o seu caso, sorte grande! A Maquinária oferece serviços de higienização interna de veículos. Você pode entrar em contato conosco e saber mais a respeito aqui.
Baseado na matéria de Thais Villaça em Auto Esporte.
Imagem: Arte com fotos de Envato Elements.
Desenvolvido por: Área Local