Fiat X1/23 era pequeno, elétrico, compacto – para duas pessoas – e podia rodar 70km com um carga em suas baterias de níquel.
Nem toda boa ideia emplaca. A Fiat, por exemplo, apresentou em 1974 um modelo de carro elétrico super compacto, perfeito para as estreitas cidades europeias. O Fiat X1/23 foi apresentado no Turim Motor Show como conceito de carro totalmente elétrico.
O X1/23 era futurista em múltiplos aspectos: além de ser compacto no formato para duas pessoas, tinha um desenho único, que preservava a luminosidade e a sensação de espaço; pequeno e ágil, era perfeito para uso urbano. Tinha pouco mais de 2,5 metros de comprimento e 1,5m de largura. Contava ainda com ar-condicionado – algo raro para a época – já que as entradas de ar eram pequenas demais para uma ventilação adequada.
O motor elétrico de 14kw (19cv) entregava tração nas rodas dianteiras e era alimentado por baterias de níquel-zinco, permitindo ao modelo uma autonomia de até 70km e velocidade máxima de 80km/h – mais do que suficiente para uso urbano.
A ideia veio em meio a necessidade de alternativas gerada pela crise do Petróleo da década de 70. Infelizmente, poucos modelos elétricos permaneceram no mercado depois que a crise foi contornada – e o X1/23 não foi um deles. Apenas em 1990 a Fiat lançou seu primeiro carro elétrico compacto, o Panda Elettra.
Hoje, na alvorada dos carros elétricos como veículos populares, a Fiat se comprometeu a vender apenas elétricos a partir de 2030. Nos resta aguardar para ver o desenrolar dessa revolução.
Saiba mais notícias, dicas e curiosidades do mundo automotivo em nosso blog.
Desenvolvido por: Área Local