BLOG

Lavar o carro demais faz mal?

Lavar o carro demais faz mal?

Respondendo rápido: depende. É um consenso geral que uma boa frequência para lavar o carro é de uma vez por semana. Mas o ponto principal não é a frequência. Se fizer do jeito certo, você pode lavar o seu carro 3 vezes por dia, se quiser. Portanto, se o ponto é ‘Lavar o carro demais faz mal?’, a reposta é: depende de como se lava!

Qual é o jeito certo?

O x da questão é lavar o carro com os produtos e métodos certos. O primeiro produto que você precisa é… água limpa. Isso mesmo! Água suja pode conter pequenas partículas duras que podem riscar a pintura, ou substâncias químicas que podem danificar o verniz. 

Além de água limpa, são necessários shampoo automotivo ou detergente neutro, e uma ferramenta de esfregação adequada, como uma luva de microfibra ou uma esponja macia. Nunca use detergente normal, sabão em pó ou solventes. Eles podem danificar a pintura. Shampoos automotivos são baratos atualmente e fáceis de encontrar. Também tome cuidado com receitas caseiras que misturam substâncias químicas ou produtos de limpeza para aumentar o ‘poder’ da lavagem.

E quanto ao método, sempre lave o carro de cima para baixo, já que a maior parte da sujeira fica nas partes mais baixas do carro. Isso evita o uso de uma luva ou esponja suja sobre a lataria, o que pode causar muitos riscos. Além disso, se vir que sua esponja ou luva ficou suja, é melhor lavá-la com água limpa. O mesmo se dá para a água do balde. Troque se ela ficar suja.

Cuidado com jatos muito fortes e concentrados. Lavadoras de alta pressão são aliadas na hora de lavar o carro, mas devem ser usadas a uma distância segura.

Não deixe seu carro secar naturalmente. As gotinhas de água absorvem poeira e poluentes do ar, podendo causar manchas. Seque seu carro assim que terminar de lavar, de preferência com uma toalha de microfibra.

Cera é muito bem vinda. Ela adiciona uma camada de proteção ao seu carro e facilita as próximas lavagens.

Quanto ao motor, não se preocupe tanto com ele. Você dificilmente vai ver um manual dizendo que é necessário lavar o motor. Se for fazer isso em casa, limpe-o usando um pano úmido ou um bom APC ou limpador de motor. Só lave com água se tiver certeza do que está fazendo. Ou leve a um profissional do ramo.

E se for lavar fora de casa?

O primeiro passo é escolher um lugar com boas referências. Tenha em mente que a maioria das lavações automotivas usam produtos agressivos para agilizar a limpeza. Isso pode ter um custo na sua pintura! Portanto, não é qualquer lugar que serve.

Além disso, chegue cedo. Quanto mais tarde no dia, mais cansados – e menos caprichosos – estarão os lavadores.

Um lugar que definitivamente deve ser evitado são os lava-jatos, também conhecidos como lava-rápidos – lavações automáticas. Apesar da praticidade da lavagem automática, as escovas arranham a pintura do carro, além de não fazerem um serviço muito completo.

Já um lugar em que você pode confiar para a higienização do seu carro é na Maquinária. Você pode saber mais sobre isso entrando em contato conosco.

Desenvolvido por: Área Local

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.