BLOG

Na Europa, limitador de velocidade será obrigatório em automóveis

Na Europa, limitador de velocidade será obrigatório em automóveis

A partir desse mês, todos os novos automóveis lançados no continente europeu precisarão ter recurso que avise o motorista que avise o motorista quando este ultrapassar o limite de velocidade permitido.

A tecnologia, chamada de Assistente de Velocidade Inteligente (Intelligent Speed Assistance – ISA), avisa o motorista e até trava o acelerador quando a velocidade é ultrapassada. Para isso, o assistente usa câmeras externas acopladas ao carro que identificam placas de sinalização, além de usar também informações de mapas on-line e deep learning (aprendizado avançado de máquina com base em algoritmos).

A União Europeia também estipulou prazo até 2024 para que o equipamento seja instalado em todos os modelos antigos de carro.

Legislação sobre o limitador de velocidade

O regulamento sobre o novo assistente diz que o automóvel deve emitir um alerta sonoro ou avisar o condutor por meio de uma vibração no volante. Em uma atitude mais drástica, as montadoras também podem equipar os carros com um sistema digital que reduz a velocidade automaticamente ou até mesmo implementar um mecanismo que levante o pé do motorista do acelerador.

O limitador de velocidade, no entanto, é subordinado ao motorista. A nova legislação europeia diz que os condutores poderão ignorar os avisos pisando mais forte no acelerador. Se o sistema de avisos ficar muito incômodo, o motorista pode ainda optar por desligá-lo completamente. Isso ocorre porque em alguns lugares a má qualidade da sinalização de trânsito pode induzir o assistente inteligente ao erro, como por exemplo em placas vandalizadas ou em dias com muita chuva e neve.

Até julho de 2024, todos os novos veículos devem estar equipados com o limitador de velocidade. Segundo a Comissão Europeia, 30% de todos os acidentes fatais estão relacionados ao excesso de velocidade no trânsito.

Montadoras como Volvo e Renault já esperavam essa mudança, e já tinham anunciado que seus modelos agora seriam limitados a 180 km/h. Carros elétricos também já circulam com velocidade limitada (180 km/h também) para conservar as baterias.

Para ficar por dentro das últimas notícias sobre o mundo automotivo, acesse nosso blog.

Desenvolvido por: Área Local

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.