Oficina de reparação automotiva: 5 questões para você avaliar antes de contratar

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Contratar uma oficina de reparação automotiva parece ser uma tarefa simples, porém saiba que não é tão fácil assim, são muitos os detalhes que devem ser analisados.

E se tem uma palavra que define fazer a escolha certa, essa palavra é confiança. Garantia e agilidade são essenciais, assim como uma equipe bem treinada, mas, como diz o ditado, confiança é tudo.

Nesse sentido, iremos apresentar 5 questões importantes para você analisar na hora de tomar a decisão de contratar os serviços de uma oficina de reparação. Continue a leitura!

1. Oficina precisa passar confiança

A confiança é um aspecto fundamental no relacionamento entre a empresa e os clientes. E quando se trata dos serviços de uma oficina de reparação automotiva esse quesito é muito importante, já que envolve sua segurança e, em muitos casos, seu meio de transporte no dia a dia.

Faz toda a diferença chegar em um lugar e se sentir seguro. Isso vale desde o momento da chegada até a hora de sair. Você precisa sentir que a empresa se preocupa e se importa com você e o com o seu veículo.

Nesse sentido, busque por uma oficina de reparação automotiva que cuide do seu veículo como se fosse dela e sempre como se fosse a primeira vez. A questão é: como ter confiança se você está indo lá pela primeira vez?

Uma dica muito relevante que podemos passar é você conversar com outros clientes e buscar saber como eles foram atendidos, se os serviços foram realizados com precisão e, principalmente, se esses clientes saíram satisfeitos em todos ou pelo menos na maioria dos pontos. Essa é uma forma muito eficaz de adquirir uma confiança inicial em determinada oficina.

2. Analise a garantia do serviço

Quando se opta por uma oficina de reparação automotiva para deixar o carro, por exemplo, você efetua a escolha não só pelo reparo em si, mas pela garantia, serviços de pós-venda e assistência técnica, certo?

Trazendo a questão da garantia para um lado mais legal, de acordo com o PROCON SC, o prazo para exercício de direito de garantia é de 30 (trinta) dias para produtos e serviços não-duráveis e 90 (noventa) dias para produtos e serviços duráveis a contar da efetiva entrega do produto ou término da execução do serviço, sendo que, em caso de vício oculto o prazo inicia do momento em que se evidenciar o mesmo.

Não tornando esse ponto tão complexo, mas não menos importante, pesquise e questione a oficina quanto a garantia do serviço. Esse é um aspecto que você deve ficar atento, de tal forma que pedir uma nota do serviço com a garantia descrita é primordial.

Ninguém quer ficar insatisfeito com o serviço de uma oficina ou até mesmo ter problemas logo após ter levado o veículo nela. Contudo, é seu direito ter a questão da garantia esclarecida e devidamente documentada para ter direito a consertos caso a falha esteja relacionada ao serviço prestado.

3. Verifique se a oficina tem uma equipe especializada

A qualidade de um serviço não está apenas nos equipamentos e peças que são utilizadas para a reparação. Uma equipe capacitada e em constante aprendizado é essencial para uma prestação de serviços automotivos com eficiência e qualidade.

Esse é outro ponto que também pode ser avaliado solicitando a opinião de outros clientes e conhecidos. Questionar quanto a agilidade e eficácia nos serviços permitirá que você faça uma análise quanto ao conhecimento e expertise da equipe que atende na oficina.
E ainda, essa questão também contribuirá para a avaliação da confiança. Uma oficina que investe ou incentiva seus colaboradores a se capacitarem constantemente passa muito mais segurança quanto aos serviços que presta, concorda?

4. Descubra a respeito da qualidade das peças

Antes de contratar uma oficina de reparação automotiva certifique-se de que ela usa peças de qualidade. Pergunte quais produtos usa e de quais marcas, pesquise na internet, use a tecnologia a seu favor. Faça orçamentos, volte quantas vezes for preciso, mas só faça o serviço se estiver certo de que é isso mesmo que deseja.

As peças precisam ser duráveis e, mais do que isso, devem ser de acordo com o combinado entre as partes, como cores, modelos, entre outros.

5. Avalie se a oficina oferece vários serviços

Essa questão está totalmente atrelada a comodidade. Uma oficina de reparação automotiva que oferece um leque de serviços pode facilitar muito sua vida, já que normalmente deixamos para levar o veículo para a manutenção quando mais de uma parte precisa de conserto, certo?

Claro que a prestação de inúmeros serviços não necessariamente significa que você terá um serviço de qualidade em todas as áreas. Neste caso vale usar todos os outros critérios que pontuamos acima para tornar a escolha mais assertiva.

Entretanto, não podemos deixar de mencionar que uma oficina que coloca à sua disposição várias opções de serviços, tende a otimizar seu tempo e, por que não, oferecer preços mais competitivos. Isso devido ao fato de você poder fechar vários serviços com ela ao invés de um em cada oficina diferente.

Ficou com alguma dúvida no assunto ou quer solicitar um orçamento para o seu veículo? Entre em contato conosco que iremos oferecer a melhor solução em reparação automotiva!