Conhece a expressão “pneu quadrado”?
Manter o carro parado exige cuidados para que o veículo não dê problemas quando você o usar novamente. É um engano achar que o automóvel só pode dar problema se estiver sendo utilizado excessivamente.
Carro parado por muito tempo na garagem também pode acabar se degradando. O automóvel é projetado para estar em movimento, e muito tempo parado pode comprometer diferentes componentes do veículo, como os pneus.
Pode parecer estranho, mas o pneu de um carro fica ‘quadrado’ se ficar parado por muito tempo no mesmo lugar. Devido ao peso, o pneu pode deformar, pois abaixo da camada de borracha do pneu há uma cinta de aço que reforça a estrutura. Essa cinta pode ficar deformada caso o veículo permaneça por muito tempo sem se mover. Mesmo sem rodar, é normal que o pneu esvazie lentamente. E a consequência é o chamado “pneu quadrado” que pode levar o carro a trepidação e até estourar em alta velocidade.
Lembre-se de que o pneu é o único ponto de contato do automóvel com o solo. Quando corretamente calibrado, além de proporcionar mais segurança e estabilidade, ele ajuda a economizar combustível. Por outro lado, caso deforme devido a um longo período de inatividade do veículo, o conhecido “pneu quadrado”, o gasto de combustível pode ser maior, além do que sua dirigibilidade pode ficar comprometida.
Nessas situações de hibernação, o ideal é movimentar o veículo a cada 15 dias para que a área de contato do pneu com o chão mude de posição. Isso garantirá que o acúmulo de peso esteja em outro ponto do pneu. Empurrar o carro alguns centímetros para frente, ou para trás, também já ajuda. Nesse caso, uma solução é colar pequenos pedaços de fita crepe no pneu para marcar os pontos que estavam com peso.
Quer mais dicas de como cuidar do seu carro: Confira outros posts no nosso blog.
Desenvolvido por: Área Local