Polimento automotivo: saiba por que e quando você deve fazer!

4 sinais de que está na hora de substituir as pastilhas de freio do seu carro!
4 sinais de que está na hora de substituir as pastilhas de freio do seu carro!
28 de março de 2020

Um bom polimento automotivo é fundamental para conferir o melhor padrão possível de estética aos veículos, seja logo após a sua pintura ou mesmo como forma de manutenção. 

Para garantir que o serviço seja feito adequadamente e atenda às expectativas dos proprietários, é importante saber quais os seus principais processos, demandas e aspectos envolvidos. 

A seguir, entenda melhor o conceito de polimento automotivo, seu método de aplicação, principais indicações e formas de acabamento. Ao fim, descubra também onde garantir o melhor serviço para o seu automóvel!

O que é o polimento automotivo?

Antes de compreender melhor as características e indicações do polimento automotivo, é importante ter em mente o seu conceito. 

Basicamente, o processo diz respeito ao acabamento e finalização estética de um veículo. 

Seu objetivo é ativar ou destacar o brilho da lataria e remover imperfeições que surgiram no processo de pintura, como é o caso do acúmulo de tinta. 

Isso é feito por meio do nivelamento do verniz – a camada protetora da pintura que consiste basicamente em uma tinta incolor, que desempenha a função de proteger a camada de tinta colorida. 

Por ser incolor, o verniz possibilita a passagem de luz e ressalta o brilho da pintura. Quando a lataria tem manchas, oxidações, contaminações ou riscos, o verniz não permite que a luz passe normalmente. 

Essas contaminações ou imperfeições fazem com que a reflexão da cor da tinta se disperse, dando um aspecto ruim à lataria.  

Como destaca o blog Art Wax, o polimento automotivo é capaz de retirar as manchas, riscos leves ou moderados, contaminações e oxidações presentes no verniz. 

Ao fim do processo, com a camada uniforme de verniz e a passagem correta da luz, o brilho é devolvido ao carro e seu padrão estético é retomado. 

Como ele é feito? 

O polimento automotivo é feito com um equipamento chamado de politriz, que conta com uma superfície giratória equipada com material abrasivo de diferentes intensidades, escolhidas de acordo com as necessidades de cada serviço. 

O giro, em média, é de 2.000 rotações por minuto, em que um material abrasivo é aplicado em conjunto com o equipamento para retirar apenas um pouco do verniz da pintura, removendo assim os riscos, manchas e imperfeições. 

Quando existem substâncias aderidas ao verniz, é comum que a politriz utilize uma lixa d’água fina, capaz de desgastar mais profundamente o material em questão. 

Muitos acreditam que o polimento pode ser feito por qualquer indivíduo de posse dos equipamentos corretos, porém, ao contrário da cera automotiva, que pode ser utilizada por qualquer um, é necessário conhecimento e experiência na área. 

Como destaca o blog Oficina do G1, o poder de abrasão da politriz é muito grande e, alguns segundos de aplicação extras na superfície podem remover significativamente o verniz e até a tinta, provocando danos à lataria. 

Os frisos laterais, quinas e vincos são ainda mais desafiadores. Carros de cores escuras, como azul marinho ou preto, também apresentam maior dificuldade e podem destacar facilmente imperfeições no polimento automotivo. 

É por isso que é ressaltada a necessidade de optar apenas por serviços de referência na área, feito por profissionais realmente capacitados e com a devida experiência em polir latarias!

Quando procurar por esse tipo de serviço? 

A primeira situação em que um carro precisa de um polimento automotivo é logo quando a sua primeira pintura é finalizada. 

Nesse momento, como aponta o blog Mix Auto, imperfeições como o escorrimento do verniz e falta de uniformidade na coloração são comuns e facilmente corrigidos com a politriz. 

Retoques na pintura são também situações em que o polimento é comum, já que ele é capaz de igualar o brilho geral da lataria com a emenda de tinta recém aplicada. 

Em carros usados regularmente, que já tenham o seu brilho comprometido, o procedimento também é importante para realçá-lo, removendo riscos pequenos que ainda não afetaram a pintura. 

Os proprietários de veículos que querem revitalizar a sua aparência, porém, devem ter em mente que o polimento automotivo deve ser utilizado com moderação. 

Os produtos abrasivos aplicados na politriz retiram parte da camada de verniz, que pode ser totalmente perdida com o tempo. Para que isso não ocorra, são recomendados até 3 polimentos durante toda a vida útil do automóvel. 

Em casos de acabamentos feitos com vitrificação ou cristalização, o polimento deve ser aplicado de maneira sutil antes da renovação na camada de aplicação do produto. Veja mais detalhes sobre esses e outros métodos de acabamento no próximo item. 

Quais seus principais tipos de acabamento? 

Quando o polimento automotivo é concluído, é necessária a finalização com produtos específicos, que aumentam a durabilidade e conferem um melhor padrão ao acabamento. 

O finalizador mais recorrente é a cera automotiva, que oferece uma média de 30 dias de proteção contra as intempéries do clima. 

Em muitos casos, porém, os proprietários optam pela cristalização, feita com um material composto por carnaúba, que oferece uma proteção média de até 6 meses.

Há também a vitrificação, em que a proteção pode ser aumentada entre 1 e 3 anos, de acordo com o produto utilizado. 

Na vitrificação, é criada uma película protetora sobre a pintura, que além de proteger o veículo contra riscos e contra a ação do clima, também agrega muito mais brilho ao acabamento. 

Onde garantir o melhor serviço de polimento automotivo? 

Presente em cinco das mais importantes cidades de Santa Catarina, a Maquinária é uma das mais reconhecidas redes de reparação automotiva do país. 

Com constantes investimentos em inovação, capacitação técnica e humana, mensalmente, a empresa ultrapassa as expectativas do mercado.

Sempre à frente de seu tempo, o Grupo Maquinária oferece soluções personalizadas e investe massivamente para oferecer o que há de melhor no setor aos seus clientes.

Toda essa qualidade e experiência são refletidas na máxima excelência, não só em polimento automotivo, mas também em serviços de mecânica, reparação, pintura, martelinho de ouro, montagem, lavação e muito mais!

Procurando pelo melhor padrão de polimento automotivo para o seu veículo? Então entre agora em contato conosco e solicite um orçamento!