Polimento e cristalização automotiva: você sabe a diferença?

Você sabe o que é a micro pintura automotiva?
Você sabe o que é a micro pintura automotiva?
22 de outubro de 2019
5 motivos para você fazer a higienização automotiva!
5 motivos para você fazer a higienização automotiva!
7 de novembro de 2019

Proprietários de veículos que prezam pela boa conservação e acabamento reconhecem que serviços como o polimento e a cristalização automotiva são de suma importância nesse sentido.

Ao manter a pintura do automóvel sempre bem cuidada, manchas, riscos, falhas e ferrugens deixam de ser um risco, o que não só garante que o modelo se mantenha com uma boa aparência, mas também sempre valorizado!

Por mais comuns e recomendados que sejam a cristalização automotiva e o polimento, muitos motoristas ainda têm duvidas sobre suas principais diferenças e indicações.

A seguir, saiba melhor sobre o que são esses dois serviços, o que os diferencia e como optar pelo mais indicado para a sua situação. Continue a leitura!

Saiba o que é cristalização automotiva

Conhecida popularmente como espelhamento, a cristalização automotiva é um processo em que uma resina especial é instalada por cima da pintura original do carro.

Ao contrário do uso da cera automotiva, que perde seu efeito com facilidade, o uso da cristalização garante um efeito duradouro, que mantém a tinta protegida sem a necessidade de novas aplicações constantes.

Além de proporcionar uma camada protetora ao veículo, garantindo a conservação da sua aparência, a cristalização também é utilizada por proprietários de carros usados ou com a tinta muito desgastada, já que também confere mais brilho à pintura.

Por não possuir efeito abrasivo e nem reagir ao verniz já aplicado pelos fabricantes na pintura dos carros, ela pode ser aplicada novamente por quantas vezes forem necessárias, sem agredir ou comprometer a integridade dos automóveis.

Mesmo que sua utilização garanta um melhor aspecto à pintura, é preciso ter em mente que a cristalização automotiva apenas previne problemas na pintura, não sendo capaz de corrigir aqueles já existentes.

Entenda como o polimento se caracteriza

Ao contrário da cristalização que é relativamente nova no mercado automotivo, o polimento já é um velho conhecido entre os proprietários de veículos.

Sua ação é corretiva, ou seja, serve para corrigir problemas que já afetaram a integridade da pintura do carro.

Entre as situações mais comuns em que ele é indicado, estão manchas na tinta, queimaduras pelo excesso de sol, riscos sem muita profundidade, perca de brilho, falhas em repinturas, manchas provocadas por árvores ou pássaros, entre outras.

A técnica é feita com uma máquina de polir de alta rotação chamada politriz, em que uma massa abrasiva é aplicada e espalhada sobre o veículo de maneira circular.

Além do brilho conferido pelo próprio produto, sua principal ação é retirar a antiga camada de verniz já presente na tinta, já que é ela que confere o aspecto de opacidade e imperfeição.

Em certas situações em que as sujeiras ou irregularidades na pintura não saem com facilidade através do equipamento, uma fina lixa d’água é utilizada. Por conta de sua ação muito abrasiva no verniz, ela deve ser feita com muita cautela.

O próprio uso da politriz com material abrasivo pode comprometer o verniz e retirá-lo mais que o necessário, por isso é preciso ter cautela na hora de optar por um serviço na área, prezando sempre por quem tem a devida experiência e especialização.

Por conta desses fatores, também é recomendado que o polimento seja feito com moderação, no máximo três vezes durante a vida útil do automóvel, já que o excesso de remoções pode retirar todo o verniz original, prejudicando a pintura integralmente.

É preciso ressaltar também que o trabalho de polimento é indicado apenas para arranhões leves. Caso os danos sejam muito profundos, sua ação é ineficiente e exige toda uma nova pintura na área comprometida.

Quando optar pela cristalização ou pelo polimento?

Conforme destacamos ao longo dos itens anteriores, enquanto a cristalização automotiva serve para prevenir problemas na pintura, o polimento é utilizado para corrigi-los.

Com isso em mente, fica fácil saber em quais situações optar por cada um deles!

Em poucas palavras, caso o seu automóvel não possua nenhum tipo de mancha, arranhão, ferrugem ou outra imperfeição na tinta original, a cristalização é a mais indicada.

O único caso corretivo em que o espelhamento é útil e amplamente utilizado é quando a pintura está muito apagada, já que ele confere mais brilho a ela.

O polimento, por sua vez, é feito quando o veículo já possui manchas provocadas por questões do tempo e do ambiente, queimaduras de sol, arranhões superficiais ou outras falhas que comprometem sua aparência.

Mesmo com sua eficiência, porém, é preciso ter cuidado, já que o ato de polir deve ser feito só quando realmente há a necessidade para tal, já que seu uso em excesso compromete a tinta original do carro.

Esse cuidado deve ser ainda mais presente caso o seu carro tenha uma pintura escura, como preto, cinza, chumbo, marrom ou azul marinho, já que imperfeições e falhas nesse tipo de trabalho aparecem com mais facilidade nessas situações.

Para os motoristas que realmente prezam pela integridade dos seus veículos e desejam usufruir do melhor dos dois métodos, é possível ainda combinar as duas técnicas.

O polimento deve ser feito primeiro, removendo os arranhões e imperfeições, para que então a cristalização seja feita e evite novos problemas como esses!

Confira como ter acesso a esses e outros serviços automotivos de qualidade!

Com mais de 30 anos de atuação no mercado automotivo, a Maquinária alia processos de qualidade, competência, qualificação, experiência e inovação para oferecer o melhor padrão de excelência no segmento.

Consolidada como uma das mais reconhecidas redes de reparação automotiva do estado, a empresa desempenha um papel de liderança em soluções inovadoras, investindo massivamente na busca por novas soluções aos seus clientes.

Atuamos com serviços como funilaria, mecânica, martelinho de ouro, pintura, acabamento, lavação, montagem, desmontagem, dentre outros.

Se você quer a garantia de um bom serviço na sua cristalização automotiva ou polimento, entre em contato conosco ou confira em nosso site qual é a unidade mais próxima de você e leve seu veículo!