Revisão mecânica: entenda a importância e saiba quando é ideal fazê-la!

Seu carro sofreu uma pane elétrica? Confira 5 dicas do que fazer!
Seu carro sofreu uma pane elétrica? Confira 5 dicas do que fazer!
27 de fevereiro de 2020
4 sinais de que está na hora de substituir as pastilhas de freio do seu carro!
4 sinais de que está na hora de substituir as pastilhas de freio do seu carro!
28 de março de 2020

Garantir uma direção segura vai muito além da atenção no trânsito. É preciso também que a revisão mecânica esteja em dia, respeitando a periodicidade que algumas peças exigem. 

Sem esse cuidado, você pode colocar a sua vida e a de outros condutores em risco no trânsito!

A seguir, entenda a importância de uma boa revisão mecânica, descubra quais são os períodos mais indicados para que ela seja feita, quais os itens básicos que mais exigem atenção na área e qual o lugar ideal para garantir esse cuidado no seu veículo. Continue a leitura!

Entenda a importância da revisão mecânica

Não realizar a revisão automotiva é um dos meios mais certos de gastar muito dinheiro no futuro. Afinal, a revisão serve justamente para prevenir grandes problemas que podem surgir posteriormente e comprometer o desempenho do seu carro.

Às vezes é fácil ignorar coisas simples, como o preenchimento de água e óleo nos reservatórios, por exemplo. Negligenciar esse simples investimento, porém, pode levar a um superaquecimento do motor, ocasionando problemas muito mais graves.

Com revisões programadas você garante investimentos periódicos e controlados, mantendo sempre o carro em dia para ter certeza de que não haverão grandes surpresas negativas no seu caminho.

Saiba quando a revisão precisa ser feita

De modo geral, é aconselhada uma revisão a cada 6 meses, ou ao atingir a marca de 10 mil quilômetros, como indica o blog InstaCarro.  

Por outro lado, diferentes peças exigem diferentes períodos de atenção, que também respeitam uma lógica com base na quilometragem.

A partir dos 10 mil km, por exemplo, é bom estar atento ao alinhamento e balanceamento do carro. A partir dos 15 mil km, já é aconselhada a substituição do filtro de ar do motor, filtro de combustível e filtro de ar-condicionado.

Entre os 20 e 40 mil km, alguns cuidados extras começam a surgir. Nesta janela já é interessante fazer a substituição do fluido de freio e das velas de ignição, por exemplo. É no processo de revisão que analisamos esses e tantos outros pontos.

Com os períodos de revisão em mente, confira, no item a seguir, os itens mais importantes para a realização da revisão mecânica. 

Conheça os itens básicos que devem ser observados em uma boa revisão

Quando falamos em revisão mecânica, alguns pontos básicos devem ser considerados. Confira os principais deles:

Motor

Além de ser um dos itens mais caros de um automóvel, o motor pode render grandes dores de cabeça se não estiver funcionando corretamente. Esse é um dos principais pontos de atenção durante uma revisão.

Para evitar que ocorram problemas, verifique sempre se não há vazamentos de fluidos, como o óleo do motor.

Freios

Problemas nos freios podem render acidentes graves! É importante conservá-los e tomar um cuidado extra durante a revisão. 

Tenha muita atenção para a questão do óleo do freio. Verifique também a pastilha para freio de mão, o disco de freio e a luz de freio na traseira.

Transmissão

A transmissão é responsável por transformar a energia do motor em potência, fazendo que as rodas girem. Essa frase basta para compreendermos sua importância e a necessidade de uma boa revisão, cuidando de todas as peças que a compõem:

  • Embreagem
  • Caixa de câmbio
  • Diferencial
  • Semieixo.

Verifique as peças do veículo, mas também não se esqueça de cuidar do óleo!

Sistema elétrico

Quando lidamos com manutenção preventiva, também precisamos estar atentos ao sistema elétrico do automóvel, pois é bem comum que panes ocorram. 

Nos componentes elétricos, a falta de revisão pode provocar problemas ainda mais graves.

Como destaca uma matéria do blog Porto Seguro sobre o tema, é bom programar uma revisão a cada 6 meses, principalmente para avaliar a bateria e o alternador, além de todos os componentes elétricos.

Pneus

Uma boa revisão mecânica precisa considerar a vida útil do pneu, outro responsável por muitos acidentes no trânsito. 

Pneus carecas, furados ou que apresentem calombos exigem uma troca imediata, pois comprometem a estabilidade do veículo.

Essa instabilidade, mesmo em curto prazo, pode trazer complicações mecânicas que são evitadas ao efetuar uma revisão.

Velas de ignição

A troca das velas de ignição não está necessariamente ligada a uma noção de perigo, mas sim de desempenho e aumento no consumo de combustível. 

As velas, quando gastas, apresentam faíscas mais fracas. Isso prejudica bastante a agilidade do carro na queima de combustível, causando diferenças significativas de desempenho. 

Por isso, o recomendado é que, a cada 20 mil km, você faça a troca das velas de ignição, prevenindo esta consequência.

Considerando que algumas montadoras podem apontar diferentes períodos, o ideal é estar atento a qualquer mudança no desempenho do seu carro.

Radiador

Outro fator importante é o radiador. No que se refere à água, esta deve sempre operar na proporção correta (em relação ao aditivo). Essa informação e medida normalmente é fornecida pelo próprio fabricante do veículo.

Como o radiador é responsável por indicar a temperatura geral de trabalho do motor, podemos entender sua forte influência no desempenho do carro. Caso ele opere cima ou abaixo do valor indicado, o desempenho sofrerá consequências. 

É importante estar de olho no radiador durante a revisão, bem como no sistema de arrefecimento como um todo. Caso ignorado, o radiador pode sofrer entupimento, mau funcionamento da válvula, vazamento de fluido, entre outros problemas.

Agora que você já conhece os itens mais importantes para a revisão mecânica, conheça a seguir o lugar ideal para garantir os melhores cuidados para o seu veículo.

Confira a melhor opção para realizar a sua revisão mecânica

Há 40 anos no mercado, a Maquinária se destaca como uma das redes de reparação automotiva mais reconhecidas do país! 

Presente em cinco das mais importantes cidades de Santa Catarina, sua história é marcada por investimentos constantes em inovação, capacitação técnica e humana. 

Sempre à frente de seu tempo, a empresa garante o que há de melhor em todas as áreas automotivas em que atua, desde o atendimento personalizado até os processos de reparação. 

O grupo atende a todas as bandeiras de companhias de seguro, sendo referência nas cidades de Itajaí, Rio do Sul, Florianópolis, Blumenau e São José.

Você já conhecia a importância da revisão mecânica? Quer agendar a sua revisão conosco? Então entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!