Mate Rimac é um croata entusiasta de carros. Ele participava de corridas quando era bem jovem. Mas certo dia, correndo em uma BMW 323i, Mate leva um susto com o motor do carro explodindo e deixando ele na mão. Então, o Sr. Rimac teve uma ideia…
E essa ideia era simples: vamos trocar gasolina por energia elétrica! Assim nascia a Rimac, ou ao menos, o DNA dela. O pontapé da companhia foi um BMW Série 3 com motor elétrico de 600cv, que bateu alguns recordes de aceleração há dez anos. Quando fundou a marca em 2009, o jovem Rimac tinha apenas 21 anos.
Em 2013 a Rimac lança seu primeiro veículo, o Concept One. Apenas 8 unidades foram produzidas, mas elas foram suficientes para causar um alvoroço. O Concept One tem quatro motores elétricos que somam 1.241cv e torque extraordinário de 163kgfm. Leva apenas 2,5 segundos para chegar em 100km/h e atinge 340km/h.
A carroceria é toda de fibra de carbono. Ainda assim, o Concept One é pesado, por conta de sua enrome bateria. Pesa 1.850kg. Qualquer impressão de peso, porém, some ao pisar no acelerador.
O carro ganhou ainda mais fama quando Richard Hammond, ex-apresentador do famoso Top Gear britânico, se perdeu em uma curva com um Concept One ao correr pista acima em uma montanha. A batida fez o veículo incendiar e queimar por 5 dias, por causa das baterias. Felizmente, Hammond escapou apenas com uma perna quebrada, e fala do caso com bom humor. A Rimac fez a mesma coisa: os extintores de incêndio do novo modelo da marca é segurado por uma tira de couro com a inscrição “Em caso de subida de montanha, use o extintor.”
Rimac Nevera: um hipercarro elétrico
O novo modelo, a propósito, já deixa o Concept One para trás. Despeja 1940cv com 240kgfm de torque, equivalente ao torque do motor de um caminhão grande. A tradução desses poderes é a aceleração de 0-100km/h em 2 segundos e 0-300km/h em 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 412km/h. Ainda assim, no modo sossegado, o Nevera pode rodar 547km com uma carga.
Nevera, a princípio, é uma palavra croata para se referir a tempestades repentinas com muitos trovões…
Patamar atual
A Rimac deu passos largos recentemente. Em 2021, anunciou uma joint venture com a Porsche, e com 55% de participação, se tornou dona da Bugatti. Dessa parceria nasceu a Bugatti Rimac, sediada na Croácia, que cuidará do futuro dos Bugatti. A Rimac também fornece tecnologia para grandes empresas automotivas.
Os esportivos elétricos já alcançaram façanhas impossíveis para os veículos térmicos, e essa evolução ainda tem muitos passos a ser observados pelo mundo. Estaria a Rimac se tornando uma peça chave na revolução automotiva?
Para mais informações do mundo automotivo, acompanhe nosso blog.
Baseado em artigo de Autopapo.
Desenvolvido por: Área Local