Você sabe o que é o serviço martelinho de ouro?

5 motivos para você fazer a higienização automotiva!
5 motivos para você fazer a higienização automotiva!
7 de novembro de 2019
Oxi-sanitização: saiba o que é e quais são os benefícios desse processo!
Oxi-sanitização: saiba o que é e quais são os benefícios desse processo!
13 de dezembro de 2019

Quando temos um bem material acabamos sujeitos a alguns inconvenientes, não é mesmo? Especialmente falando de automóveis, sabemos que todo cuidado é pouco! Situações simples do dia a dia podem causar danos, muitas vezes mínimos, mas nada agradáveis.

Ocasiões simples e comuns, como pequenas pedras que atingem a lataria durante o percurso ou pequenas batidas na rua deixam marcas e amassados no carro e podem representar um grande gasto não previsto no orçamento. Quem nunca passou por um incidente assim?

O martelinho de ouro é um serviço famoso e muito recomendado nestas situações. Ele se caracteriza por uma técnica artesanal de reparo que dispensa a pintura do local atingido. Por conta disso, costuma ser muito mais econômico que técnicas tradicionais de funilaria. Quer entender mais sobre este serviço? Continue a leitura!

Como o martelinho de ouro surgiu?

Hoje o serviço de martelinho de ouro é bem conhecido. Porém, quando surgiu, ele era exclusivo das fábricas e montadoras de automóveis, utilizado para remover amassados dos carros que estavam sendo montados.

Em inglês foi chamado de PSSMR – PaintLess Shrinking Sheet Metal Repair – algo como “reparação sem pintura de chapas de metal” em tradução livre, sendo que em português foi nomeado inicialmente de DSP – Desamassamento sem Pintura.

A técnica que dispensava o serviço de pintura foi uma grande novidade quando surgiu, o que aconteceu na década de 70, na cidade de Taubaté – SP. Não demorou para ganhar inúmeros adeptos por todo o Estado de São Paulo e, posteriormente, no Brasil inteiro.

Por utilizar um pequeno martelo como ferramenta especial, com bastante paciência e de forma totalmente artesanal, logo ultrapassou as paredes das fábricas e linhas de montagem, e ganhou as ruas com o simpático nome que carrega até hoje: martelinho de ouro.

O nome faz alusão tanto à ferramenta utilizada (martelinho) quanto à técnica precisa e cautelosa do profissional (de ouro).

Por que ele ficou tão popular?

Para recuperar um amassado através de um serviço tradicional é necessário que o profissional da oficina mecânica remova a peça inteira. Só aí ele consegue consertar a mesma e, então, pintar e reposicionar no automóvel.

Além disso ser oneroso em quantidade de trabalho e custo, essa opção geralmente faz com que a peça reparada fique diferente do restante do carro. Esse resultado, muitas vezes, leva o proprietário a optar por pintar todo o veículo, gastando ainda mais.

Os benefícios que a técnica artesanal do martelinho de ouro traz são diversos! Além de ser mais ágil e contar com um custo relativamente baixo para o resultado do serviço, a técnica não usa nenhum tipo de enchimento, massa ou lixa.

Dessa forma, o aspecto da pintura de fábrica é preservado. Isso garante maior valorização do automóvel, pois evita depreciação do preço e contribui para uma futura revenda.

Economia

A manutenção automotiva costuma ser uma preocupação para quem possui um carro, especialmente porque nem sempre ela é barata. Apesar disso, ela é necessária! Após uma batida ou acidente, deixar o carro circulando sem reparo pode colocar em risco a segurança dos passageiros.

No caso dos pequenos danos, é comum que a falta de reparo gere desvalorização do automóvel, além de muitas vezes causar uma impressão de desleixo e falta de cuidado, dificultando uma possível revenda. Também é comum que os pequenos danos acumulem-se ao longo do tempo e tornem-se um gasto muito maior na hora do conserto.

A técnica do martelinho de ouro é uma manutenção de baixo custo, indicada para pequenos arranhões, descascados ou amassados mais discretos.

Apesar disso, é fundamental que se procure um profissional capacitado para realizar o serviço, pois embora seja mais em conta, não significa que qualquer um possa fazer, certo?

Como funciona o martelinho de ouro?

Tecnicamente falando, o serviço de martelinho de ouro consiste em “repuxo por tração”. O objetivo é forçar o local amassado a retornar para sua forma original, isso geralmente se dá por meio de golpes com ferramentas adequadas – que hoje em dia não é apenas um martelinho!

Os profissionais do ramo aperfeiçoaram a técnica com o passar do tempo e hoje ela conta com vários mecanismos. O conjunto de ferramentas utilizadas para execução do serviço pode variar dependendo do lugar e da técnica do profissional.

Martelos, ganchos, correntes, pedaços de madeira, soprador térmico, ventosas e até tacos de sinuca podem fazer parte do conjunto de ferramentas do martelinho de ouro!

Como você sabe que pode contratar o martelinho de ouro para o conserto do seu carro?

A técnica de martelinho de ouro pode ser usada para danos que não necessitam de pintura, sendo uma forma rápida e eficaz de reparar os estragos na lataria. É recomendada para riscos ou arranhões superficiais e amassados leves, que não prejudicaram o funcionamento do veículo.

Para os carros que serão colocados à venda e precisam estar impecáveis, passar pelas mãos de um martelinho de outro é altamente indicado! Confira abaixo algumas dicas para saber se o dano do seu automóvel pode ser consertado com o martelinho de ouro:

  • Como ficou a pintura? Para a técnica ser viável, a camada de pintura do veículo deve ter permanecido intacta. A pintura não é apenas estética, ela protege a lataria. Quando danificada, a camada protetora precisa ser reposta, caso contrário, o local se torna uma porta de entrada para infiltrações de umidade e impurezas, iniciando um processo de corrosão.
  • Onde amassou? Alguns pontos do carro não podem ser consertados por martelinho de ouro. Isso porque, o desamassamento geralmente é realizado pelo lado interno das chapas e, quando pelo lado externo, conta com o uso de adesivos ou ventosas. Se a área afetada é próxima às dobras das chapas ou atingiu algum vinco, o reparo pode ficar inviável.

Contar com o serviço de um profissional capacitado é fundamental para o resultado ser de qualidade! Hoje o serviço de martelinho de ouro é oferecido por reparadoras automotivas,  oficinas mecânicas e outros profissionais autônomos.

É fundamental que você faça uma pesquisa e busque por reparadoras e oficinas que sejam referência no mercado e que já tenham vasta experiência na realização deste serviço.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!